Maria Aparecida Mose Ferreira da Fonseca
Item Set
Número da coleção
4301_maria_aparecida_mose
Nome(s) do(s) produtor(es)
Maria Aparecida Mose Ferreira da Fonseca
Vínculo
Servidor(a)
Unidade da Fiocruz
Casa de Oswaldo Cruz
Data de produção
2021-03-02
Título
Contribuição de Maria Aparecida Mose Ferreira da Fonseca ao projeto "Arquivos da Pandemia: Memórias da Comunidade Fiocruz".
Relato(s)
Experiência de trabalho durante a pandemia:
"Estou desde março trabalhando em casa, às vezes vou a Fiocruz na minha sala no CDHS pois meu serviço na area de desenvolvimento no RH, pois necessito de documentos que estão arquivados no dossiê dos servidores".
Mudanças de hábitos que ocorreram durante a pandemia:
"Passei a fazer mais tarefas domesticas , apesar de ter uma pessoa que vinha 4 vezes na semana ela não veio durante os meses de mar, abr e mai/2020, fiquei sobrecarregada com as tarefas domestica, tratamento do meu marido, teletrabalho e minha saúde. Engordamos muito em nos primeiros meses em casa. Atividade física caminhávamos no prédio, e agora iniciamos ele natação e eu hidroginástica. As vezes eu tina muita dificuldade de dormir, pensando nos problemas que estavam acontecendo, Quase não saímos nesse período de pandemia, só mesmo para visitar minha mãe de 82 anos que em outro bairro. Outro aspecto que ja estava passando que nos trouxe dificuldades e saudades foi que nossa única filha Camila casou em out/2019 e com a pandemia ela não pode nos visitar sempre como fazia".
Outros aspectos:
"Senti muita falta do trabalho presencial, não gosto do teletrabalho, apesar de já estar para solicitar minha aposentadoria, só quero sair depois que retornarmos, para me despedir de meus amigos. Ficar em casa esse tempo foi uma experiência diferente em relação ao casamento de 37 anos, pois sempre trabalhamos fora e nessa época ficamos mais juntos e isso foi a única coisa boa que ficou na minha memória".